terça-feira, 17 de março de 2015

COMO FAZER - OS Moldes de Isopor By FONTEMANIA

CRIANDO OS MOLDES COM ISOPOR

Bem, para começo de conversa NÃO poderá ser qualquer tipo de isopor. Terás que encontrar o isopor com as bolinhas de diâmetro grande para poder sair o efeito desejado, veja abaixo o tipo de isopor que eu estou falando, tem que ser este isopor!






Agora, com esse material em mãos, vamos conseguir fazer os moldes dos principais elementos a um custo ZERO, pois você não precisa comprar esse material, basta ir a uma loja que venda fogões, geladeiras, eletrodomésticos e solicitar, visto que geralmente todas essas embalagens são descartadas e vão direto para o lixo.

Vamos agora dividir essa etapa em três partes para facilitar o aprendizado, partindo do mais fácil para o mais técnico: Pedra, Montanha e Terraço.

Começando então pela PEDRA. Pegue um pedaço de isopor e vá retirando material com a faquinha, mas não esqueça que a base da pedra sempre será onde você começa a retirar o material, ou seja, conforme você vai descendo com a faca e escavando você está subindo a pedra ou a montanha e não descendo, lembre-se sempre disso, é o inverso!




Nota importante: junte e guarde todas as bolinhas de isopor que sobrarem numa sacola plástica, pois elas serão muito úteis para a próxima etapa. NÃO jogue fora em hipótese alguma!


            
Agora que você soltou a criatividade e já fez algumas pedrinhas de diversos tipos e tamanhos, aproveite os pedaços pequenos de isopor para fazer as PEDRAS, deixe os pedaços grandes para as MONTANHAS e os TERRAÇOS.

Dica: não se preocupe em fazer muitas pedras porque depois você obterá um estoque natural de pedras pequenas e médias, pois algumas montanhas e terraços quebrarão no momento de tirar da forma por mais cuidado que você tenha. Ou seja, trabalhe direto nas montanhas e terraços que as pedras surgirão naturalmente como num passe de mágica.

Até agora tudo certo? Vamos então aumentar um pouco o grau de dificuldade e partir para o molde de uma MONTANHA.




O processo é praticamente o mesmo, porém, pegue um isopor mais largo e escave da base para o fundo, fazendo um cone, lembre-se que você está subindo a montanha, no começo é um pouco complicado, mas logo pega-se o jeito e agora é só treinar um pouco e abusar da criatividade. Abaixo a sequência completa para ilustrar todo o processo:






Achando fácil? Tente agora fazer um molde para essa montanha escarpada logo abaixo como exercício.


Dica: eu sempre imagino antes na placa de isopor para depois sair escavando com a faca, no começo é meio complicado, mas depois vai embora.

Bem, que tal apertar um pouquinho mais o grau de dificuldade fazendo um terraço? Uso eles para colocar o elemento-chave. Vamos lá?



Para fazer o TERRAÇO pegue um pedaço de isopor, faça o contorno da base e retire pouco material até a metade da peça, veja a imagem com a “casinha chinesa”, onde ela está apoiada que você irá entender o que eu estou tentando explicar. Depois vá afundando a faquinha com vontade e faça um buraco grande, como fosse para fazer uma montanha. Vuallááá!







Mais um molde pronto, sendo que o terraço é muito importante, pois será nele que conseguiremos colocar os elementos-chaves, exemplo: “casinha chinesa”.


Agora que já temos alguns moldes prontos, porém, ainda não temos o recheio, ou seja, a massa... Siga para a próxima etapa para depois enchermos os moldes conforme a figura abaixo.







Para a peça ficar mais leve, depois de umas 2 ou 3 horas retira um pouco da massa do centro.






Para a desforma o processo é muito simples, o único cuidado é o de deixar secar por umas 24 horas no mínimo, depois é só retirar o isopor cortando e ir quebrando pelas beiradas, conforme as imagens abaixo. Comece com uma faca de serrinha e retire os excessos. Depois com os dedos das mãos vá quebrando delicadamente e retirando os pedaços de isopor.

Para cada molde você irá precisar de um isopor novo, pois são formas destrutivas como pode-se observar.





Caso alguma peça quebre na hora da deforma não se preocupe, guarde-a para usá-la mais tarde na montagem, pois sempre se precisa de uma peça pequena para acertar ou nivelar alguma parte que não ficou legal.


Agora você tem que limpar a peça, pois ela sai com bolinhas de isopor grudadas nela. Pegue a peça e com um objeto pontiagudo, vá retirando as bolinhas grudadas com cuidado.




Observe abaixo a mesma peça da esquerda com apenas a sua metade direita limpa e a peça da direita 100% limpa, veja que agora aparecem os buracos que darão o efeito de coral marinho.




Dica: caso você queira aumentar a sua receita, essa mesma técnica pode ser empregada na confecção de corais marinhos artificiais para aquários, podendo ser feito grutas, cavernas, etc..

Bom pessoal, esse material é um capítulo do e-book que estou desenvolvendo para explicar o passo a passo da minha técnica do COMO FAZER das minhas fontes, espero que tenham gostado e aproveitado! 

Abaixo duas vídeo-aulas explicando como fazer o molde para um terraço e a outra de como limpar a peça depois de pronta.



Na sequência clique aqui e acesse a Vídeo-aula GRÁTIS para aprender a fazer a massa!

Se seguir os passos acima as pedras, montanhas e terraços mostrados acima irão se transformar no futuro nas lindas fontes abaixo  ;) 










8 comentários:

  1. Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
    Meus parabéns pela sua iniciativa. Adorei o seu blog e canal do YouTube.

    ResponderExcluir
  2. Amei. Você me ajudou muito. Parabéns por compartilhar o que sabe !

    ResponderExcluir
  3. Uma dica para remover o isopor é borrifar solvente ou acetona sobre as pedras.

    ResponderExcluir
  4. Nossa muitíssima grata a vc por ensinar que Deus te abençoe poderosamente

    ResponderExcluir